Jornal Correio Popular Notícia

PREVENÇÃO
Governo instala comitê para enfrentar a situação hídrica

Data da notícia: 2023-11-30 18:28:55
Foto: Assessoria
De acordo com o governo de Rondônia, o momento requer a atenção de todos os órgãos para reduzir os impactos climáticos

Diante do prolongamento do período de estiagem, o governo de Rondônia instituiu o Comitê de Crise Hídrica (CCH). Segundo especialistas, a estimativa é que a seca extrema em toda a Amazônia se estenda pelo primeiro semestre de 2024, decorrente de fatores climáticos como aquecimento anormal dos oceanos e do fenômeno climático El Niño. A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) declarou, em outubro, situação de escassez crítica dos recursos hídricos no rio Madeira. O governador de Rondônia, Marcos Rocha, afirmou que situação requer seriedade e atenção de todos os órgãos governamentais.

“O governo de Rondônia está adotando as medidas para mitigar a estiagem em Rondônia. Vamos enfrentar essa crise hídrica com responsabilidade, pensando em proteger o bem-estar da nossa população e também o desenvolvimento do nosso estado’’, explicou. Para enfrentar essa crise, o comitê criado pelo governo de Rondônia tem a missão articular ações integrada em resposta às situações emergenciais ocorridas nos municípios rondonienses, decorrentes da estiagem. Assim, tratará do assunto com transparência e orientará sobre as medidas necessárias para garantir o abastecimento de água potável para o consumo humano e o desenvolvimento estadual.

O Comitê de Crise Hídrica será composto por representantes de diversos órgãos como Defesa Civil, planejamento, economia, agropecuária, meio ambiente, vigilância em saúde, comunicação a distribuição de água. Todos os relatórios consolidados pelo comitê serão encaminhados ao governador para a tomada de decisões, em uma previsão de cenário crítico diante dos baixos níveis de água na bacia do rio Madeira.

A escassez hídrica é a falta de recursos de água doce para atender à demanda padrão de uma região. A escassez pode ser causada por secas, falta de chuvas ou poluição. Ela foi água foi listada como um dos maiores riscos globais em termos de impacto potencial na próxima década.

Fonte: Secom




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.